“13Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
14Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
16Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.
17Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.”
Tiago 4:13-17
A melhor e a mais real expectativa para este novo ano encontramos na carta de Tiago,
“se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (vs.15)
Diante do mesmo, comecemos este ano, começando a ser conscientes que nós não merecemos nada, nem conseguimos nada sem o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
“…pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5
Só há um Soberano sobre as nossas vidas e não somos nós, mas sim o nosso Senhor Jesus Cristo, a razão para que muitos dos nossos planos para 2023 fracassaram foi porque não considerámos e dependemos do Senhor, fica por isso esta séria advertência e exortação para este novo ano que começa, para não voltarmos a cometer esse erro fatal.
Ao olhar para este ano que se inicia, é perfeitamente normal haver novas e boas resoluções, sonhos e planos e também muitas ansiedades e expectativas, o nosso grande problema não são as mesmas, mas sim no facto que seremos tentados todos os 365 dias do ano a confiar no nosso próprio entendimento e na própria força dos nossos braços, à semelhança dos nossos pais (Adão e Eva) que acharam que desobedecer a Deus e confiar no seu próprio entendimento era o melhor, mas o que ganharam foi um desastre pessoal e cósmico, pois os caminhos sem Deus levam à morte.
Durante 2023 muitas resoluções, mudanças, projetos morreram porque caminhámos “sem Deus”, seguramente não queremos que o mesmo se repita e como tal, vigiemos os nossos corações para não cair na nossa presunção e auto suficiência que para o único que nos conduzirão é para um 2024 frustrante, desastroso, marcado pelo pecado e “morte”.
“Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.” (vs.16)
A famosa frase “ano novo, vida nova” é também mais uma das novas mentiras da antiga serpente aos nossos corações, nós não precisamos de uma nova vida, nós já recebemos em Cristo uma nova vida:
- Somos uma nova criação (2º Coríntios 5.17)
- Somos uma nova humanidade (Efésios 2.15; Cl 3.10)
- Somos nascidos de novo pelo Espírito (João 3.3)
- Somos parte de uma nova aliança (Hebreus 8)
- Temos uma nova vida (Romanos 6.4)
- Temos um novo mandamento para seguirmos (João 13.34).[1]
Tudo o que precisamos para um grande e excelente 2024, Deus já nos deu em Jesus Cristo e já recebemos muitas e preciosas promessas e todas elas Nele são “Sim” e “Amém”.
Nós não precisamos de um ano novo, para ter uma vida nova, pela graça de Deus já recebemos uma nova vida, por isso a nossa esperança não está num novo ano, mas sim na nova vida que já temos em Cristo e em tudo o que Ele é e tem reservado para nós dentro da Sua boa, agradável e perfeita vontade (Romanos 12:2).
Com as nossas almas firmes na Rocha que é Cristo e confiantes na Sua misericórdia e fidelidade para connosco, temos tudo o que necessitamos para ter grande e gloriosa esperança em 2024.
No entanto, sabemos que a soberania de Deus, não anula a responsabilidade humana, por isso é bom considerar e aproveitar o começo de um novo ano como um tempo ideal para parar, refletir e pensar sobre a nossa vida e de como iremos glorificar melhor a Deus neste novo ano.
Para cumprires da melhor maneira possível o maior e melhor propósito da vida de todo o cristão, aconselho o uso de algumas questões para te perguntares e refletires em oração na presença de Deus, espero e desejo que as mesmas sejam úteis para centrares a tua vida em Deus e teres assim um feliz ano novo:
- O que tu poderias fazer este ano para aumentar o teu prazer em Deus?
- Qual é a coisa mais humanamente impossível que tu vais pedir a Deus neste ano?
- Qual é a coisa mais importante que tu podes fazer para melhorar a qualidade de vida da tua família neste ano?
- Em qual aspeto espiritual em especial tu queres melhorar neste ano, e como o irás fazer?
- Qual é o maior desperdício de tempo na tua vida, e o que tu vais fazer a respeito neste ano?
- Qual é a melhor forma que tu podes ajudar a fortalecer a tua igreja?
- Pela salvação de quem tu vais orar mais fervorosamente neste ano?
- De que forma tu vais tentar, pela graça de Deus, ser diferente do ano anterior?
- O que tu podes fazer para melhorar a tua vida de oração neste ano?
- O que tu pretendes fazer neste ano que vai fazer diferença nos próximos 10 anos? E na eternidade?[2]
[1] https://voltemosaoevangelho.com/blog/2020/01/ano-novo-e-novidade-de-vida/
[2] https://voltemosaoevangelho.com/blog/2015/01/10-questoes-para-se-fazer-no-ano-novo/