Avançar para o conteúdo
Início » Conteúdos » As Provas Corpóreas da ressurreição de Cristo

As Provas Corpóreas da ressurreição de Cristo

O famoso filósofo Aristóteles disse que “todo o mundo deseja conhecer a verdade”, vivemos tempo na verdade que parece ser o contrário neste mundo pós-moderno, em que a verdade se tornou relativa e que é descartada arrogantemente por muitos, ainda assim nós podemos descobrir que até as novas gerações reagem de maneira positiva aqueles que com amor, pretendem compartilhar e provar a verdade, bem esse é o motivo deste texto, fazer apologética, ou seja, fazer uso da defesa da fé cristã para apresentar as provas da ressurreição de Cristo, defendendo assim as crenças a respeito de Jesus e provando que a Sua morte e ressurreição são fatos e não mitos, a ressurreição realmente ocorreu e foi um evento tão marcante e importante que não o podemos ignorar, algo ocorreu com Jesus Cristo depois da Sua morte, é por isso que o nosso calendário se divide em a.C. e d.C.

A ressurreição de Jesus é um facto histórico e não é do tipo que pode ser verdade para mim, mas não verdade para outro, porque a mesma é essencial para o cumprimento de todas as promessas do cristianismo, sem a ressurreição de Cristo a nossa mensagem não seria de boas-notícias, as promessas de vida eterna não fariam nenhum sentido e o cristianismo seria apenas mais uma fraude ou uma história bonita, cheia de boa moral e nada mais do que isso.

É certo, que há muitas outras religiões que se propõem em responder às questões mais profundas da vida, é por isso que são nossos conhecidos figuras como Maomé, Platão, Buda, Gandhi, etc., muitos pensam que Jesus Cristo é só mais um entre muitos, que o cristianismo é só mais uma resposta, entre muitas respostas, mas o cristianismo não é como as outras religiões, e isto se deve em parte também a que as suas crenças são historicamente provadas com evidências notáveis.

Eis algumas das provas sobre a ressurreição corpórea de Jesus Cristo:

  • A confiabilidade do relato histórico nos manuscritos sagrados. (Lucas 24:44)

Necessitamos ter confiança nos relatos sobre a ressurreição de Jesus Cristo que encontramos dentro do cânon e podemos ter por causa da confiabilidade dos mesmos confirmada em parte pelo grande número de cópias disponíveis, quanto mais cópias tivermos de um manuscrito antigo, mais possível será comparar as cópias e determinar a forma exata e veraz do documento original, a somar a isso temos de olhar para a Bíblia como uma coleção de 66 livros, escritos num período aproximado de 1500 anos e que formam uma perfeita unidade para contar a grande história de redenção.

Nós cristãos, temos a ressurreição como o cumprimento das Escrituras, pois a mesma fala da ressurreição de Cristo, por exemplo, nos profetas temos presente que eles falam da morte e sepultamento de Cristo/Messias (Isaías 53) e nos Salmos os autores falam da ressurreição do Messias (Salmo 16:10), o centro da mensagem da Bíblia, do Evangelho é a morte, sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo, ninguém pode ser salvo sem acreditar no Todo desta mensagem de Todo o coração.

  • O Relato das testemunhas oculares.

Outra razão para confiar nos registros que o Novo Testamento apresenta de Cristo é o fato de que foram escritos por testemunhas oculares ou com base em relatos de testemunhas oculares.

Paulo em 1º Coríntios 15 apresenta-nos como testemunhas oculares da ressurreição de Jesus Cristo a Cefas (Pedro), os 12, mais de 500 irmãos (a maioria ainda se encontrava viva na altura em que Paulo escreveu a carta), Tiago (meio-irmão de Jesus) e ele próprio, o mesmo que tinha sido um perseguidor da Igreja, obteve uma transformação radical ao ponto de passar de estar disposto a passar de perseguidor a perseguido, mesmo com terríveis consequências para ele.

  • O selo danificado. (Mateus 27:6 e 28:2)

No Domingo de manhã de Páscoa, quando as mulheres chegaram ao sepulcro, encontraram o selo danificado que representava o poder e a autoridade do Império Romano, este facto não foi negado e sabemos que às consequências de romper o selo eram severas, era necessária muita coragem para alguém se atrever em o fazer.

  • O sepulcro vazio. (Mateus 28:6)

Ninguém nunca negou que o sepulcro estivesse vazio, dentro e fora do cânon bíblico e uma das evidências mais convincentes que mostram que a história do sepulcro vazio não foi uma fraude criada é o fato de que foram mulheres que descobriram que ele estava vazio, e no I século, como se sabe as mulheres não eram tidas como testemunhas idóneas num julgamento, se era para criar uma farsa nunca teriam escolhido mulheres como as primeiras testemunhas.

  • A grande pedra foi removida. (Mateus 28:2)

Este não é um detalhe irrelevante, todos os autores do Evangelho mencionam a remoção da enorme pedra porque a primeira coisa que impressionou aqueles que foram ao sepulcro naquela manhã de domingo foi o lugar onde se encontrava a pedra de uma tonelada e meia a duas toneladas.

  • A fuga da Guarda Romana. (Mateus 28:4 e 11)

Sabemos que a guarda romana fugiu, este é um fato muito estranho, pois esses homens arriscavam a pena de morte por não cumprimento do seu dever, o facto de o terem feito mostra que foram testemunhas de algo extraordinário que os deixou como “fora de si” e incapazes de cumprir com a sua missão.

  • As Vestes Mortuárias de Jesus Cristo. (Lucas 24:12)

Não havia corpo, mas as vestes mortuárias no formato do corpo estavam lá vazias, o que é um facto extraordinário.

Todas estas evidências internas e também externas são assombrosas, se efetivamente não houvesse um sepulcro vazio era muito fácil o provar e mostrar onde efetivamente estava o corpo de Jesus, outro facto incrível é que os apóstolos estiveram dispostos a perder tudo, inclusive as suas próprias vidas pelo testemunho da ressurreição de Jesus Cristo, toda a farsa ou fraude criada é para ganhar algo, no caso dos apóstolos eles não tinham nada a ganhar, antes pelo contrário tinham tudo a perder.

A conclusão é simples, com base na esmagadora evidência em favor da ressurreição de Cristo e

considerando quem Jesus afirma ser, o único que pode oferecer o perdão dos pecados e um relacionamento eterno com Deus, não será uma loucura rejeitá-lo?

Cristo está vivo! Ele está vivo hoje! A resposta mais lógica para esta realidade é confiar a tua vida a Jesus Cristo e experimentar a transformação pessoal que somente Ele tem poder para o fazer.

1 comentário em “As Provas Corpóreas da ressurreição de Cristo”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *